1 RELATORIO DE FISICA 3
De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.
Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.
OBJETIVO
O presente experimento consiste na abordagem dos elementos básicos de circuitos elétricos, bem como na montagem de um circuito elétrico simples em que foi empregado o uso de uma placa protoboard,resistores e fios condutores. O circuito contém associações em série e em paralelo dos resistores constituintes do circuito. Após a montagem do circuito, foram realizadas várias medições das tensões existentes no circuito e das correntes presentes nos nós. Mediante as medições realizada de tensão e corrente, deve-se defrontar os valores obtidos teoricamente com os valores obtidos na prática e com isso discutir os possíveis resultados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Lei de Ohm
O cientista alemão Georg Ohm realizou várias experiências medindo as voltagens e as correntes correspondentes quando aplicadas em diversos condutores feitos de substâncias diferentes. Verificou então que, para muitas matérias, principalmente os metais, a relação entre a voltagem e a corrente mantinha-se constante,
Este resultado é conhecido como Lei de Ohm: Para um grande número de condutores (principalmente os metais), o valor da resistência permanece