O grande gatsby
O autor fez uma crítica à sociedade americana de 1920, quando os casamentos eram movidos por interesses financeiros e a classe alta era fútil e vivia em seu mundinho de festas onde o dinheiro bancava tudo e as pessoas eram descartáveis.
Gênero do filme
O grande Gatsby tem os gêneros Drama e Romance.
O drama tem a intenção de causar uma reflexão sobre o comportamento e as ações humanas, em meio a crises e a vida cotidiana, existem vários gêneros dentro do drama que contém seus próprios métodos de contar uma historia.
O romance se desenvolve em torno do envolvimento amoroso dos protagonistas, e por mais que se associe ao romance que o filme tenha um “final feliz”, isto não é necessário.
Resumo e personagens
Quem narra à história é Nick Carraway, um típico americano de classe média do interior dos Estados Unidos que vai morar no litoral leste próximo a Nova York, em uma casa modesta em meio a mansões. Ele começa a conviver com a família de sua prima, Daisy Buchanan, que é casada com o rico, arrogante e insensível Tom Buchanan, e passa a presenciar cenas de traição, preconceito e luxúria. O seu vizinho é Jay Gatsby, um homem rico e misterioso ao qual ele nunca conheceu e que vive dando festas majestosas regadas a álcool e extravagâncias, até que certo dia ele é convidado a frequentar a mansão.
Na festa, Nick procura o anfitrião ao qual nenhum dos “convidados” conhece, pois na verdade as pessoas frequentam as festas apenas para se divertirem, sem terem conhecimento do porque elas são feitas. Ele então aproveita para se divertir, e achando que Gatsby é um senhor de idade, nem percebe que ele o acompanha pela festa. Após finalmente conhecer seu vizinho, eles se tornam amigos instantaneamente e Gatsby começa a revelar seus segredos.
Nick descobre que o motivo que levou Gatsby a enriquecer e a promover todas as festas luxuosas foi apenas um, durante cinco anos: conseguir reconquistar seu amor do passado, Daisy, prima de Nick, e este irá