A importância do Latim em nossa lingua
O estudo do Latim não é importante apenas para eruditos, ela é a matriz da nossa identidade. Conhecer o Latim e a cultura greco-romana faz-se necessário para conhecermos quem somos, nossa origem e culturas primárias. Para o correto conhecimento do português é imprescindível este estudo, além de auxiliar no aprendizado de outras línguas, o estudo do latim desenvolve a capacidade de análise e raciocínio, ensina a escrever corretamente nossa língua, amplia o vocabulário e facilita a compreensão de textos na língua materna.
Em países como a Alemanha, onde o estudo do latim diminuiu há alguns anos, após estudos recentes vem tomando força novamente, tamanho o reconhecimento de seu valor no desenvolvimento intelectual de jovens em formação.
Desenvolvimento O português teve influência direta do latim. Dos termos do latim vulgar ao português contemporâneo, o idioma percorreu um caminho longo que teve início com o processo de fragmentação linguística do império romano, contribuindo para a formação de muitas línguas românticas como o português, o italiano, o romeno e o francês. A formação da língua portuguesa está ligada com a implantação do latim na Península Ibérica. Já no século V temos o inicio do romanço até o século IX, quando aparecem múltiplas línguas desses falares intermédio.
Quando houve a invasão da Península Ibérica, os cristão da região tentaram expulsar os muçulmanos restituindo o domínio do local. Mas este processo durou todo o período da Idade Média e se dividiu em três fases. Na primeira os muçulmanos se estabeleceram na península e eram submetidos ao Califado de Damasco. Na segunda fase, o emirado islâmico tornou-se independente. E na terceira fase, os cristãos intensificaram o processo de reconquista, desestruturando o emirado e novos reinos cristãos surgiram.
Após oitocentos anos de tentativas de reconquista, o processo somente foi completado no início da chamada Idade Moderna quando os reis católicos,