AS DIFERENTES PROPOSTAS VOLTADAS PARA O ENSINO DO LATIM
Ana Paula Costa Pantoja
Nair dos Anjos Sousa
Fernando Luiz Pompeu Varela
Eliezer Garcia Veiga
Jose Diogo Viana Mendes
Universidade Federal do Pará (UFPA)
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as diferentes propostas voltadas para o ensino do latim. Levando em consideração à visão de Zélia de Almeida, em sua obra Iniciação ao Latim, elucidando a origem e a gramática da língua latina, Paulo Rónai, Gradus Primus e Gradus Secundus, enfatizando o uso da gramática. Júlio Comba, Programa de Latim ressaltando também o uso da gramática. Pretendemos mostrar neste artigo as diferentes metodologias presentes nessas obras.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Latina; Ensino; Metodologia.
1 INTRODUÇÃO
Faremos uma introdução breve sobre a importância de se estudar a língua latina, buscando estabelecer e analisar suas propostas para o ensino, apontando para a metodologia e análise das obras utilizadas para se ensinar o latim. Entretanto, pretendemos atentar-nos para as formas como cada autor enfatiza, tendo sua própria maneira de repassar o ensinamento e aprendizado para os discentes de forma clara e precisa.
2 A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O LATIM
Apesar de ter prestígio no passado e servir de base para o surgimento de outros idiomas, o latim esta perdendo seu valor. Particularmente no Brasil, foi extinto do currículo das escolas de primeiro e segundo graus na década de sessenta. Entretanto, nas universidades, deixou de ser obrigatório, pelo MEC, em 1998. Todavia, ainda está presente nos currículos de algumas universidades, como nos cursos de Letras e Direito, e também em poucos colégios.
No entanto é imprescindível, que na formação dos discentes principalmente no curso de letras seja estudado o latim como disciplina, uma vez que o latim não só deu origem à língua portuguesa assim como às demais línguas neolatinas.
Logo, um importante motivo é compreender como o conteúdo, de declinação e conjugação contribuem para