A importância do brincar
Passo: Dois.
A importância do brincar para desenvolvimento da criança.
Antigamente, o brincar era esquecido e muito desvalorizado na educação, através de muitas teorias estudadas e realizadas, chegaram à conclusão que o brincar é essencial para desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
A brincadeira é uma “ferramenta” rica e construtiva para desencadear habilidades como, por exemplo, concentração, memória, imitação, imaginação. No brincar, a criança reflete sobre sua realidade, assim consegue questionar as regras e os papeis sociais, a brincadeira que trabalha essas capacidades é a Faz de conta, as crianças adora essa brincadeira e brincam a todo o momento. O brincar faz com que a criança ultrapasse sua realidade, usando a imaginação. Além disso, aprende a fazer, conhecer, conviver e, contudo aprende a ser, portanto, desperta a curiosidade das crianças, a autonomia e a autoconfiança e auxilia no desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da atenção.
O professor deve preparar suas aulas de acordo com o planejamento da escola, deve sempre se preocupar com a didática que irá utilizar em sala de aula. O planejamento é fundamental, terão que ser elaborado os planos de aulas diários, mais sempre flexíveis e com objetivos claros e lembrando que as crianças terão uma aprendizagem mais significativa se aproximar a teoria da sua realidade. O papel do professor é conduzir as atividades proposta, e deixar que o aluno possa desenvolver a habilidade de buscar o conhecimento, nessa situação o jogo é algo essencial para trabalhar essa competência, é desafiador proporciona uma vontade muito grande de descobrir o resultado final. Trabalhando essa habilidade, o educador vai preparar seus alunos para vida, porém, tudo temos que buscar entender “o jogo da vida”, para buscar soluções.
Um pedagogo tem que a plena consciência, do que significa uma brincadeira para a criança, além de tornar a escola um lugar mais prazeroso, estará trabalhando várias