O Enigma de Kaspar Hauser
Sociologia Organizacional
Aluno: Fransuel da Costa Barbosa
Polo: Alagoa Grande
Resenha de Filme
O filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, relata a história de um homem que passou cerca de quinze anos de sua vida isolado do mundo, logo, por não ter convivido com outras pessoas ele não conseguia se comunicar, ou seja, não falava nem tão pouco compreendia o que lhe era dito.
Kaspar Hauser foi encontrado em Nuremberg em 1928. Ele não possuía contexto histórico nem cultural da sua existência. Anos depois já integrado a sociedade ele ainda apresentava certa dificuldade na expressão da linguagem, por isso não conseguia explicar o motivo de ter sido posto no cativeiro, o que se sabia até ai, é que ele foi encontrado acorrentado, era alimentado a pão e água por um homem encapuzado e que este homem havia lhe ensinado algumas poucas palavras.
Kaspar passa então a ser alvo de especulações das autoridades daquela cidade, já que eles tentam descobrir quem ele era, mas só tinham algumas informações que foram encontradas junto a ele na caverna, um rosário, uma oração católica, uma carta escrita à mão, contendo sua data de nascimento, seu nome e dizendo que quando ele crescesse deveria ser um cavaleiro como seu pai.
Como ele não conseguia comunicar-se com clareza, era considerado um homem de mente perturbada, portanto não podia prestar nenhum tipo de depoimento à polícia local, que trabalhava em caráter investigativo para saber de onde era o seu paradeiro. Até então ninguém conseguia descobrir nada sobre ele, e os custos financeiros estavam aumentando por conta da sua estadia em um local público, as autoridades, visado isso, decidiram encaminhalo para um circo, onde já havia outras pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, lá Kaspar Hauser foi humilhado e hostilizado, ele era considerado pelo público uma aberração humana. Em uma das apresentações do circo os deficientes resolveram escapar e foram perseguidos