A importância de sistemas de informação para a competitividade logística
Curso: Técnico em Informática | 1º ano
Trabalho Sobre: A Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística
Importância de informações
Atualmente, três razões justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes:
Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente.
A informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos ao longo de toda a Cadeia. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda.
A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
Sistema de Apoio às Transações (Transacionais)
São a base para as operações logísticas e fonte de dados para atividades de planejamento e coordenação. Através de um sistema transacional, informações logísticas são geradas e compartilhadas com outras áreas da empresa, tais como Marketing e Finanças.
Um sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações interfuncionais, grande volume de transações e foco operacional. A combinação de processos estruturados e grande volume de transações aumenta a ênfase na eficiência desses Sistemas.
A partir deles, ocorre o principal processo transacional logístico: o ciclo do pedido, que abrange: entrada de pedidos, verificação de crédito, alocação de estoque, emissão de notas, expedição, transporte e chegada do produto ao cliente.
A falta de integração entre operações logísticas é um problema comum em Sistemas Transacionais, se eles não fazem parte de um Sistema de Gestão Integrada (ERP). Isto pode ocorrer basicamente em três instâncias:
Entre atividades