O tutor presencial na ead
Débora Helen Ferri Fais Fiocco
Curso de Pós-graduação Metodologias e Gestão para EAD
Polo Rio Claro, SP
RESUMO
O presente trabalho vem mostrar a importância do tutor presencial como elemento principal, no processo ensino-aprendizagem na modalidade da Educação a Distância.
Leva a reflexão principalmente sobre a definição do seu papel na tutoria EAD e sua relação com o aluno , já que, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado permanentemente.
Palavras-chaves: EAD, tutor, presencialidade, ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Como mencionado em Perrenoud (2000) citado por Martins (2002, p. 29), o professor mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender, concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem.
É neste sentido que focamos o tutor presencial como aquela pessoa a qual irá realizar as orientações, processando uma construção na aprendizagem elaborada pelo aluno. Nesse processo e contexto da modalidade EAD x aluno x tutor presencial, problematiza-se situações, propicia-se análise e discussões coletivas e reflexões individuais, buscando soluções.
É sabido que cada Instituição educacional que atua na modalidade EAD busca construir um modelo tutorial de acordo com a sua realidade, população atendida, contexto social, características regionais e cursos desenvolvidos. Diante deste “perfil” é que o tutor presencial “constrói”, elabora a sua práxis pedagógica como mediador nos processos de aprendizagem, motivando e investigando conhecimentos, da própria prática e da aprendizagem individual e coletiva.
A relação entre tutor e aluno se da de forma direta , onde auxilia na aproximação das informações e na compreensão do conhecimento , utilizando-se de meios para o ensino e acompanhamento dos conteúdos, inclusive daqueles que dizem respeito às TIC.
Segundo Authier (1998) apud Castro (2001), “são produtores quando elaboram suas