A Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística
Paulo Nazário Alguns anos atrás em qualquer empresa, as informações eram coletadas e transmitidas por meios manuais, com a utilização de papeis em formato de formulários, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. Com a evolução do da Tecnologia da Informação (TI), a transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos. Esta tecnologia com o passar dos anos está cada vez mais presentes nas empresas, pois, a facilidade de uso permite aos empresários poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez, deixando o trabalho manual para traz.
O autor do texto Paulo Nazário diz que: “com o avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo que as empresas executem operações que antes eram inimagináveis, pois, existem várias empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva como a Souza Cruz, por exemplo, que conta com uma frota de 900 veículos para atender cerca de 200 mil clientes em todo o Brasil. Uma das ferramentas que utiliza para superar este desafio logístico é um Roteirizador, software que tem como finalidade auxiliar na obtenção da melhor rota para cada entrega. Com isso, seus veículos atingem uma eficiência de 99% e fazem em média 43 entregas por dia”.
Podemos perceber que este exemplo acima nos mostra que o uso do sistema de informação é fundamental para o desenvolvimento da logística. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos. Um fator importante que estes sistemas de informação proporcionam é a competitividade logística, como informado pelo autor Paulo Nazário dizendo como a tecnologia de informação é utilizada nas empresas de entrega expressa como a