A importância da natação no desenvolvimento motor
1.1 – Problema
Não existem dados exatos sobre quando, onde ou como foi descoberto a natação, podendo levar-nos a confundir a sua origem com a da própria humanidade (DAMASCENO, 1992). Para Reis (1982 apud SANTOS e MAFRA no prelo), a natação ou a arte de nadar significa a técnica de deslocamento na água por meio da coordenação metódica de certos movimentos. Magill (1989 apud BARBANTI, 2002) afirma que para a maioria dos estudiosos, a capacidade motora é determinada mais por fatores genéticos do que pela experiência. Alguns autores definem as capacidades motoras como características ou traços estáveis e duradouros, provavelmente definidos geneticamente, que formam a base de certas habilidades motoras ( SCHMIDT E LEE, 1999 apud BARBANTI, 2002). Segundo Stallings (1973, apud BOJIKIAN, 1999), “habilidade motora é qualquer atividade muscular que é dirigida por um objetivo específico”. Já Knapp (1963, apud BOJIKIAN, 1999) é mais específico dizendo que “habilidade motora é a capacidade aprendida para trazer resultados pré-determinados com absoluta certeza, com um mínimo de gasto de tempo e energia”.
Gallahue (2005) afirma que desenvolvimento motor é um processo de alterações nas ações motoras de forma contínua, ao longo do ciclo da vida. Sendo elas influenciadas pelo ambiente, indivíduo e a tarefa a ser realizada. É influenciado pelo ambiente, por experiências vividas, estímulos e aprendizados. Pelo indivíduo, com relação a sua biologia, hereditariedade e fatores intrínsecos e por fim, pela tarefa, que pode ser dividida em fatores físicos e mecânicos. O desenvolvimento motor também pode ser dividido em áreas, fases e faixas etárias (RIPKA et al., 2009).
1.2 – Situação Problema Qual é a relação da prática da natação com o desenvolvimento motor de indivíduos de 11 a 15 anos?
1.3 – Justificativa A natação por dirigir-se ao estabelecimento do movimento, não inibindo a criatividade, permite à criança a exploração e manejo do meio, através de