Ludicidade na Natação
Desde que a natação começou a tomar uma maior importância no contexto educacional e no desenvolvimento infantil, faz-se pertinente ressaltar alguns aspectos importantes do mundo infantil, para que se torne possível envolver a criança em situações que tenham significado em sua cultura, na tentativa de tornar a aula de natação um ambiente agradável e prazeroso para a criança.
Ao adentrar nos aspectos infantis, nota-se a importância de buscar conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança para ter uma compreensão maior sobre seu crescimento e entendimento de suas necessidades. A faixa etária escolhida se deve ao fato de que a iniciação infantil em natação possui uma incidência elevada nesta faixa etária: crianças na idade de 3 a 6 anos. À medida que percebemos seus interesses por determinadas atividades que envolvem brincadeiras, fantasias, assuntos, podemos aplicá-los como ferramentas para as aulas, iniciando a natação e ensinando dentro do ambiente do imaginário e da brincadeira como contexto didático-pedagógico.
A investigação que realizamos em relação à aprendizagem da natação se deu ao fato de observarmos durante as aulas ministradas, numa academia na cidade de Campinas - estado de São Paulo, o valor que envolvia uma aula com aspectos da cultura infantil. Quando mencionamos este valor, nos referimos ao aproveitamento das crianças nas aulas de natação devido à grande motivação que estas aulas com componentes envolvendo a ludicidade traziam. Será esta a temática do trabalho que se inicia agora!
1. Apresentação: Splash... É hora de cairmos na água!
A maioria dos estudos em natação, pesquisados em livros na biblioteca da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Educação Física (FEF), são referentes à performance e ao treinamento. A iniciativa de estudar e propor a atividade lúdica como importante ferramenta para a motivação no aprendizado, mais especificamente com crianças entre 3 e 6 anos, é constatar a