pesquia
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INTERDISCIPLINAR EM TREINAMENTO E ACADEMIA I
PROFESSOR(A): CONCEIÇÃO CARVALHO
ALUNO(A): ADRIANE LINDA DE SOUSA RODRIGUES
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA NATAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM BEBÊS
TERESINA – PIAUÍ
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 5
3.1. OBJETIVO GERAL 5
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. REFERENCIAL TEÓRICO 6
5. METODOLOGIA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
APÊNDICE 15
1. INTRODUÇÃO
A razão pela qual resultou a realização do presente estudo foi saber qual a importância da natação para o desenvolvimento motor da criança. O estágio foi realizado na academia Sport Arrey localizada no Gran Hotel Arrey, Rua Jayme da Silveira, nº 433, Morada do Sol, Teresina-Piauí, uma academia bem estruturada, climatizada e organizada.
Com o surgimento de várias academias e centros especializados no ensino da natação, começou-se a surgir classes específicas da natação para bebês (LIMA, 2003). Desse modo, ao submetermos o bebê ao um longo tempo de experiências desenvolvidas na água, ajustaremos suas referências, de maneira que seu quadro motor se desenvolva no meio aquático e melhore suas respostas aos estímulos existentes. A natação enquanto atividade física sistematizada favorece a tomada de consciência do bebê em relação a si, ao meio, ao grupo e a sociedade, o que contribui para o desenvolvimento de todas as suas aptidões, pois o desenvolvimento na água ocorre de acordo com sua maturação, com o aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação (SAAVEDRA; ESCALANTE; RODRÍGUEZ, 2003).
Diz-se que o bebê está adaptado ao meio aquático, quando possui o domínio do corpo na água, com base nos princípios de equilíbrio, respiração, imersão, propulsão e salto (SAAVEDRA; ESCALANTE; RODRÍGUEZ, 2003). Fontanelli e Fontanelli (1985) afirmam que qualquer bebê, salvo algum