a importância da motivação para o aumento da produtividade nas empresas
Juliana Marques Campos
Julianamarques01@gmail.com
MBA Gestão em Projetos em Engenharias e Arquitetura
Instituto de Pós-graduação – IPOG
Resumo Este artigo científico tem como objetivo mostrar através de teorias motivacionais que o sucesso em uma organização vai além de boa remuneração para funcionários, o aumento da produtividade também está ligado a políticas de reconhecimento, segurança, ambiente de trabalho. A motivação será abordada em conceitos e teorias, como:
A interferência da liderança no comportamento das pessoas, a eficiência das organizações com o atendimento das necessidades humana desde fisiológicas a de auto-realização, o individuo passa a ser mais ou menos produtivo de acordo com a sua personalidade e o meio em que ele trabalha.
Foram questionados funcionários de duas empresas sobre o ambiente de trabalho e também tem uma pesquisa sobre o que as pessoas querem de uma empresa.
Palavras-chave: Motivação, produtividade, ambiente de trabalho.
1. Introdução
A Revolução Industrial o trabalho manual, foi substituído por máquinas, e as pessoas que trabalhavam na fabrica só participavam de uma fase da produção. O trabalho se tornava algo contínuo, repetitivo, mecanizado. As fábricas não eram ambientes adequados de trabalho, tinham péssimas condições de iluminação e ventilação. Não havia equipamentos de segurança para os operários, muitos se acidentavam e contraíam graves doenças. A média de vida dos trabalhadores era muito baixa comparada à de hoje. A jornada de trabalho chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias. Os salários eram baixíssimos, garantindo ainda mais lucros aos proprietários, e a disciplina era rigorosa para manter o aumento da produção. Mulheres e crianças trabalhavam da mesma maneira que os homens, nas mesmas condições, mas o salário mínimo pago a eles era bem mais baixo.
Com a chegada da