A importância da leitura e da literatura
Literatura O presente artigo tem a finalidade de mostrar a importância da na educação infantil.
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros algumas experiências sua, que poderia ter significado para todos, concentra-se aqui intima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas.
A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente, mas não há literatura sem leitor, o texto nunca é o mesmo, por que provoca cada um de modo diferente.
Ler histórias sempre, sempre... É poder sorrir rir, gargalhar com situações vividas pelos personagens, com idéias do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...
É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvido histórias que se pode sentir (também0 emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais (...) Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos da imaginário.
(Abramovich,Fany)
Nesse panorama, que pretende cruzar informações sobre a sociedade brasileira e o papel social, que ela exerce, partimos do principio que a literatura é linguagem, isto é língua em uso. E a linguagem é um código