Lixo Hospitalar
ESTERELIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS
LIXO HOSPITALAR
CURITIBA – PR
2014BRENDA CORDEIRO VENTURI
EMANUELLI DE OLIVEIRA SILVEIRA
ISABELLA DA SILVA BROCARDO
PATRICIA CAROLINE DE ARAUJO
ESTERILIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS
LIXO HOSPITALAR
Trabalho desenvolvido na disciplina de esterilização no curso Técnico de Biotecnologia no SENAI para a obtenção de nota referente ao terceiro período.
Professora: Rita Cajazeira Alvarez.
CURITIBA – PR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Lixo hospitalar são rejeitos, resultantes de atividades exercidas relacionado ao atendimento na saúde, do ser humano ou animal, necessitando de manejo e por ser muitas vezes perigoso e contaminante o lixo hospitalar deve ter um destino diferente do lixo comum. Isto é importante no controle de infecção hospitalar. Muitas vezes não se tem o devido encaminhamento deste lixo gerando grandes problemas.
Este trabalho teve como objetivo descrever os processos utilizados para a esterilização de o lixo hospitalar assim como sua importância médica, ambiental e socioeconômica.
2 IMPORTÂNCIA DA ESTERILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES
A esterilização e acondicionamento adequado de resíduos hospitalares é de extrema importância em relação ao controle de infecções hospitalares, garantindo a segurança de funcionários e pacientes.
Os Resíduos Sólidos Hospitalares, são um grande problema para Administradores Hospitalares, pois, a falta de informação a seu respeito geram mitos e fantasias entre funcionários, pacientes e familiares, e a vizinhança em volta de hospitais e aterros sanitários. Fazendo com que em muitos casos os resíduos sejam ignorados ou tratados de uma forma exagerada.
Outro fator seria o ambiental, pois, principalmente os lixos dos grupos A e B, geram muitas contaminações ao meio ambiente devido ao fato de serem descartados juntamente com o lixo urbano comum, um sério problema de disseminação de doenças e contaminação do