A importância da leitura de um texto literário
Aluno(s):
Jonas de Souza Santos RA 1304021
POLO
Teixeira De Freitas
2014
Trabalho em Grupo (TG) Curso: Letras
Bimestre: 2º Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano? Comentário:
Sabemos que esses textos são criados por pessoas de técnicas refinadas, que sabem transformar a realidade em arte de escrever. Assim é que o crítico e sociólogo Antonio Candido constrói o seu conceito de literatura:
A arte, e, portanto a literatura, é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem, que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos. Nela se combinam um elemento de vinculação à realidade natural ou social, e um elemento de manipulação técnica, indispensável à sua configuração, e implicando em uma atitude de gratuidade... (CANDIDO, 1972:53).
Linguagem literária estabelece uma nova ordem para as coisas representadas, mantendo uma ligação com a realidade natural. Esse tipo de texto além de prazeroso, poder ajudar a melhorar nosso vocabulário, conhecer a realidade do nosso meio social e cultural, estimular criatividade, imaginação e a aprimorar a escrita.
Desde a infância nossos pais e professores nos contavam historinhas infantis, que são considerados literatura infantil, e esses contos e fabulas oferecem um prazer abstrato que desperta nossa imaginação, então podemos considerar a tamanha importância do texto literário para nossa formação ainda quando criança.
A literatura também tem uma função de retrata nossa sociedade em um caráter histórico. Existem livros que relata