LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA O LETRAMENTO
A presente comunicação aborda a literatura como um instrumento para o letramento e formação de leitores críticos.
A partir desta perspectiva, o assunto será ancorado na idéia de que a literatura é um meio eficiente para aperfeiçoar as habilidades lingüísticas de leitura, escrita, compreensão e produção textual.
No entanto, para que a literatura produza esse efeito é preciso que o texto literário não seja abordado de forma fragmentada e como pretexto para discussões de cunho estritamente gramatical, conforme se observa na escola. Os textos “não falam por si”, daí a importância de formar um leitor crítico e apto a explorar o texto e atribuir sentidos o que lê, para tanto é necessário que se estabeleça uma relação interativa entre texto eleitor e é neste ponto que se situa o professor de literatura – como um guia nesse processo.
Para tratar deste tema e destacar a importância do ensino de literatura,recorreu-se, principalmente, às considerações teóricas de Rildo Cossone Vilson Leffa letramento literário e formação de leitores.
A presente comunicação aborda a literatura como um instrumento para o letramento e formação de leitores críticos, tema que surge de questionamentos sobre a relação entre literatura e educação.
Em última análise, o cerne dessas discussões envolve a função educativa da literatura e os métodos de ensino da literatura.
A discussão se mostra cada vez mais pertinente em razão das práticas pedagógicas de ensino de literatura, desde o nível fundamental até o nível superior, onde se encontram alunos despreparados para apresentar leituras coerentes e fundamentadas, porque não foram ensinados na escola a compreender o texto lido, atribuindo um significado global ao código decifrado.
Em razão das práticas de ensino, a literatura é abordada na escola como mero instrumento para desenvolver as habilidades lingüísticas dos alunos, de modo que o texto literário é utilizado tão somente como fonte