A importância da Literatura na sala de aula
RESUMO
Neste artigo discute-se a importância da Literatura em sala de aula. E para tal abordamos a leitura considerando que ler pressupõe a formação de um olhar que presentifica o mundo. Nesse sentido, o texto (literário ou não-literário) é um conjunto de imagens, muitas vezes enigmáticas, a espera de um leitor que lhes dê existência. O papel do professor no que se refere ao modo como o texto literário pode ser abordado em sala de aula e a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e intelectual do ser humano.
Palavras-chave: Texto literário; Literatura; Leitura.
1 INTRODUÇÃO
O ensino da leitura é uma preocupação de pais, professores e psicólogos, e vem sofrendo uma evolução ao longo dos tempos. Antigamente, “leitura” consistia no simples reconhecimento de letras, sílabas e palavras. Porém, nota-se que, hoje em dia, o conceito de leitura não é tão restrito como se pensava. Pelo contrário, é até amplo demais.
Assim, antes de iniciarmos este estudo, pensamos ser necessário conceituar o que seria, a leitura para que não se perca, no decorrer do trabalho, a ênfase que queremos dar a essa habilidade e sua vital relevância para o convívio com a Literatura.
A leitura é um processo complexo e abrangente de decodificação de signos e de compreensão e intelecção do mundo que faz rigorosas exigências ao cérebro, à memória e à emoção. Lida com a capacidade simbólica e com a habilidade de interação mediada pela palavra. É um trabalho que envolve signos, frases, sentenças, argumentos, provas formais e informais, objetivos, intenções, ações e motivações. Envolve especificamente elementos da linguagem, mas também os da experiência de vida dos indivíduos. (GARCEZ, 2004, p. 23)
O problema é que a escola não tem encontrado caminhos eficientes para promover o encontro de seus alunos com uma leitura prazerosa.
“A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e