Relato de experiência Letramento Literário
Ler é inteirar-se de outras proposições,é confrontar-se com outros destinos,é transformar-se a partir da experiênciavivenciada pelo outro e referendadapelo fruidor. Existe, pois, ação educativa maior do que esta de formar leitores?
Bartolomeu Campos de Queirós
1 INTRODUÇÃO
Muito se tem dito sobre a importância da leitura para a sociedade. Muito se tem visto sobre o relevante papel da formação literária. Porém, pouco se tem feito para a construção de leitores autônomos e críticos. Pensando nessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo principal relatar algumas atividades executadas em uma escola pública na cidade de Taubaté – São Paulo, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Taubaté, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, visando a formação de leitores.
A leitura não é apenas a decodificação dos símbolos gráficos, mas também a interpretação do mundo em que vivemos. Ler é fundamental em nossa sociedade, visto que, tudo o que somos, fazemos e compartilhamos passa, primeiramente, pela escrita. A leitura proporciona conhecimentos básicos que contribuem para construção integral da vida do indivíduo em sociedade, bem como é uma das competências linguísticas mais cobiçadas no ensino de língua portuguesa. A presença da leitura é sempre vista, em nossa sociedade, de forma positiva e sua ausência de maneira negativa.
De acordo com Brito (2010):
O ato de ler é representado por meio da escrita, do som, da arte, dos cheiros. Cada leitor possui uma experiência própria, cotidiana e pessoal, tornando a leitura única, incapaz de se repetir, e este é o seu grande encanto. [...]
O conceito de leitura na maior parte das vezes está relacionado com a decifração dos códigos linguísticos e sua aprendizagem. No entanto, não podemos deixar de levar em consideração o processo de formação social deste indivíduo, suas capacidades, sua cultura