A importância da interação entre família e escola
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E A ESCOLA
1.Tema Modificações na família e interferências no contexto escolar.
2. Problematização/ Situação-problema
Vivemos numa época em que a falta de valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como, ética e cidadania estão sendo deixadas em segundo plano na formação dos indivíduos. Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje, sobre assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados e com sentimentos de impotência e frustração quanto a Educação.
3. Justificativa
É preciso que haja uma integração entre a família e a escola, com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se possa tentar resgatar valores tão importantes na formação do caráter dos educandos. Deste modo, percebe-se a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre tal problemática que interfere tanto no processo de construção do conhecimento.
4. Objetivos
4.1. Objetivo Geral
Entender o contexto familiar ao longo da história brasileira, que vem passando por transformações importantes, que se relaciona diretamente no contexto socioeconômico e político do país.
4.2. Objetivos Específicos
Propor novos rumos, afim de que tenhamos êxito enquanto educadores e gestores e possamos construir propostas educacionais compatíveis com nossa realidade. Espera-se que a partir deste estudo, se reflita sobre a importância da participação da família na escola e sobre o novo olhar que a Equipe gestora e funcionários, devem ter sobre a diversidade familiar apresentada nos dias de hoje, entendendo sua responsabilidade de garantir a formação de cidadãos conscientes por meio de um ensino de qualidade.
5. Hipóteses
A escola não acompanhou as mudanças ocorridas nas famílias e ainda não consegue aceitar os diferentes tipos delas, por isso estabelece-se