A importância da interação família e escola no desenvolvimento educativo
RESUMO Já está mais que evidenciado que escola e família devem oferecer contribuições imprescindíveis, visando o aprendizado de seus filhos. O importante é que essa parceria se construa através de uma interação consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiência de vida, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições. Então se faz necessário que os educadores dispensem alguns momentos de sua formação, para contribuírem na construção dessa relação.
PALAVRAS-CHAVE: Interação, Cooperação, Aprendizagem, Escola e Família.
INTRODUÇÃO A relação família e escola são fundamentais no processo educativo. Porém, na nossa sociedade, nem sempre essa relação se complementa. Pelo contrário, é comum a escola se queixar da ausência da família.
O objetivo deste artigo é o de estudar as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem do aluno. A família reflete os problemas da sociedade bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos e desse modo é importante sua relação com o desempenho escolar. Na história da instituição escolar, havia o desejo dos pais de manterem suas crianças próximas de suas famílias. A educação teórica ganhava forma e com isso fortalecia o sentido de escola e também a aproximação de todos os membros da família.
A parceria família e escola deve ser iniciada desde o início, sendo a pré-escola o alicerce da educação e personalidade da criança, onde são despertados interesses e curiosidades, com o inicio de uma alavancagem da criança para o mundo em que a cerca.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação do ser humano, são marcos de referencia existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivas e significativas serão os resultados. É importante que pais, professores, filhos/alunos