Estudar on line
A conquista da comunicação virtual de excelência depende do uso efetivo dos instrumentos de comunicação disponíveis neste sistema de ensino. Neste contexto, considero que utilizei de forma profícua os instrumentos de comunicação em ambiente virtual. No entanto, fazendo uma reflexão pessoal, identifico uma lacuna na opção de envio de ficheiros e/ou documentos e uma participação pouco ativa no café virtual. Fatores que devo aprimorar com o intuito de fomentar a interactividade. Além disso, e tendo em vista potenciar a aprendizagem, todos os intervenientes neste sistema de ensino, deverão ter um papel ativo e dinâmico.
Esta fase de auto-conhecimento do ensino on-line permitiu igualmente ter contato com os instrumentos inerentes ao modelo pedagógico e que regulam a acção formativa.
Na qualidade de formanda e simultaneamente enquanto agente de transmissão de conhecimentos, desenvolvi a minha capacidade de reflexão e de crítica. O enfoque dado ao ensino virtual assenta em circuitos de informação, partilha de conhecimentos, troca de opiniões, e neste âmbito considero que a minha participação contribuiu para a optimização da formação ao nível pedagógico. O confronto de ideias e a reflexão em grupo contribuem de forma decisiva para a construção colaborativa do conhecimento. É fundamental desfrutar das potencialidades desta modalidade de ensino que não se restringe à disseminação de informação, mas favorece o desenvolvimento de uma comunicação efectiva e que se deve reger pela ética.
Ao longo deste módulo de ambientação on-line fui tendo uma percepção bastante evidente da necessidade de criar procedimentos pessoais que permitam