O papel do professor de Língua Portuguesa enquanto facilitador no processo de interação entre escola e família.
Autor Sabrina Oeninng
Prof. Orientador: Salete Oening Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (LED) – Estágio I
LED0150
RESUMO
Este trabalho pauta-se na investigação sobre a importância da interação entre escola e família, na busca pelo objetivo comum, além de passar os conhecimentos teóricos aos alunos, formar cidadãos responsáveis e conscientes, preparados para os desafios da vida em sociedade, bem como explana sobre a importância da atuação do professor enquanto facilitador e sua formação e consciência sobre a comunicação humana e reflexões, na busca pela efetividade desse processo.
Palavras-chave: Interação. Escola. Família.
1 INTRODUÇÃO A interação e entre escola e família em busca de atingir o objetivo comum, de formar cidadãos responsáveis, conscientes e preparados para a vida social é de suma importância, e requer dos profissionais em licenciatura, capacitação e preparo para lidar com as diversas situações que se sobressaem no dia a dia escolar. Investigar a importância da formação e atuação do professor de Lingua Portugesa em busca de atuar como facilitador na busca desse objetivo, pauta a realização deste trabalho.
A adoção de atividades que abordam o lúdico e promovem reflexão e inserção dos pais no meio escolar é fundamental para que exista sucesso neste objetivo.
Além de transferir conhecimentos o professor deve conscientizar sobre a importância da participação ativa dos pais nas atividades escolares, por meio da realização de atividades lúdicas, esportivas, feiras de ciências, bem como reuniões sistemáticas, participação na realização de tarefas escolares.
Situações comuns a todos os tipos de instituições escolares, sejam estas públicas ou privadas, ocorrem, e os educadores precisam estar preparados lidar com as adversidades. O estagio