Saneamento básico através do tempo
UM RECORTE DA ÚLTIMA DÉCADA – 2000 A 2010
Ediana Santos Fiuza Conceição
RESUMO
Com a fixação dos seres humanos e a expansão das cidades surgiram várias necessidades para que isso se realizasse. Essas necessidades começaram a ser atendidas com a criação de planos e projetos que eram implantados por meio de um planejamento prévio destinado para uma região / localidade. Dos problemas mais preocupantes estão as questões relacionadas com a mobilidade urbana e a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos para a população. Dentre os serviços oferecidos para a população está o saneamento básico, que surgiu, inicialmente, devido a Revolução Industrial, que poluiu os cursos d’água por meio dos resíduos das indústrias e das residências. Além da questão da poluição, a água poluída se tornou um veículo de transmissão para algumas doenças e junto com o lixo espalhado pela cidade se tornaram um caso de saúde pública.
INTRODUÇÃO
Ao propor um plano para uma região / localidade estão envolvidas diversas discussões tanto com relação aos projetos que serão implantados, quanto à utilidade desses para a sociedade e como estes proporcionarão uma melhoria na qualidade de vida da população. E diante destas questões estão principalmente, como já foi dito, os assuntos relacionados à mobilidade urbana e a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos para a população. Esses serviços são os mais variados possíveis, como o acesso a uma boa rede pública de saúde, a uma rede de educação, não só com relação ao ensino fundamental, mas também com relação ao ensino superior, e que este seja de boa qualidade, acesso a moradia, acesso a segurança e acesso a uma rede de saneamento básico, entre outros serviços.
E com o passar dos anos um dos serviços que ganhou destaque, foi o do saneamento básico, que a meu ver só foi, mas ainda é uma das questões mais importantes para a formação da vida em sociedade e a sua fixação em um local. O