A importância da história da
Educação para o trabalho dos futuros pedagogos.
A história da educação é um instrumento fundamental na formação do futuro pedagogo, e tem como principais objetivos estudar o passado e compreende-lo, formando assim uma visão crítica acerca dos problemas das mudanças, métodos, e reformas aplicados hoje no processo educacional. A educação não é algo isolado, ela está relacionada com a sociedade, religião e cultura vivida em cada época. Desta forma possibilita uma visão ampla, não apenas no ambiente escolar, mas sim na sociedade reforçando a coesão social, atuando de forma conservadora com base na reflexão do passado. Vivemos atualmente envolvidos no “modismo” que está presente em vários campos da sociedade inclusive no campo da educação. È necessário que o educador tenha o conhecimento da história da educação, para promover e manter uma visão e atitude crítica diante das modas pedagógicas que surgem nos dias de hoje, com base nos conhecimentos e da história do passado, entender todo o processo educativo que traz consigo o peso e as contribuições do passado. Pois não há futuro sem passado, e é com base neste que hoje temos o privilégio de entendermos o processo da nossa educação tanto social quanto política e religiosa, e isto é de extrema importância para um pedagogo, pois assim ensinará com propriedade, pois é com base no passado que olhamos para o futuro tentando não cometer erros tão significantes.
Assimilar a herança cultural dos antepassados e estabelecer projetos de mudança. A história da educação deve exercer fecunda influência na política educacional, sobretudo nas situações críticas em que são gestadas as reformas educativas, depois transformadas em leis, a fim de que possa defender a implantação de uma educação pública democrática e de qualidade.
È através da história da educação, da reflexão do passado e dos seus conteúdos, e finalidades, que o educador consegue compreender a educação atual, e assim contribuir para