A importância da história da educação
A história da educação é de extrema importância para nós futuros pedagogos, pois com ela conhecemos as raízes das nossas escolas atuais.
Conhecendo a história da educação vemos que ela sofreu várias transformações, desde o período primitivo onde a imitação era o único tipo de educação. Passando por um período da educação baseada em livros sagrados, e de uma educação para poucos, onde mulheres e os menos favorecidos eram excluídos. Até chegar aos dias de hoje, onde há educação para todos, e não há mais ligação entre educação e religião.
Precisamos conhecer cada período dessa história para podermos entender o porquê a educação de hoje é feita dessa forma. Pois, todas essas mudanças ocorreram através de vários estudiosos que observavam o que precisava ser modificado ou não. Que criavam novas teorias, e tornavam a educação cada vez melhor.
Se não soubéssemos como surgiu a educação, não saberíamos quais mudanças ocorreram, e quais teorias foram sustentadas ou não. Não teríamos base nenhuma para nos apoiar, e nos mostrar a melhor forma de educar.
A educação de hoje em dia por um lado é algo muito bom, pois ela está disponível para todas as pessoas, mais por outro lado ela acabou se tornando algo que não é valorizado. Temos muitos modismos hoje em dia, o que acaba atrapalhando os professores, pois essas técnicas novas nem sempre funcionam e mesmo assim continuam sendo mantidas.
No passado os professores eram extremamente valorizados e respeitados, pois os alunos sabiam que eles tinham muito mais conhecimento e que precisariam desse conhecimento para se tornar pessoas melhores. Hoje em dia, com toda a modernidade, alguns alunos acham que não precisam mais dos professores para ter conhecimento, e o respeito pelo professor acaba se perdendo.
Enfim, a história da educação nos ajudará a cada dia nessa caminhada de nos tornarmos educadores. Mostrando-nos que sem sabermos o passado da educação, não conseguiríamos construir o