A importância da Historia da Educação
A importância da história da educação se fundamenta na necessidade de sermos críticos em relação ao sistema educacional do qual fazemos parte e a melhor maneira disso ocorrer é investigando o processo educacional em suas múltiplas manifestações ao longo de toda história, percebendo como este processo era visto pelas diversas sociedades e de que maneira a educação as servia.
Nos dizeres de Maria Lúcia Arruda Aranha: “Por isso, é importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. Esta sincronia não deve ser entendida apenas como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos sociais. Na realidade, as questões de educação são engendradas nas relações que os homens estabelecem ao produzir sua existência. Nesta perspectiva a educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.”a educação sendo universal varia de sociedade para sociedade, de um grupo social a outro, segundo as concepções que cada sociedade e cada grupo social tenham de mundo, de homem, de vida social e do próprio processo educativo, o estudo da história da educação, nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação, em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos, ainda, entender a educação como um processo dinâmico, e por isso mesmo mutável...”
Não se pode antecipar o futuro, a interpretação dos acontecimentos passados nos permite entender o passado como tal e avaliar a partir daí as permanências e rupturas em relação a essa experiência humana e, assim, entender as práticas ocorridas no presente. Desta forma, é possível ao profissional da educação possuir uma visão global do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando ao professor possuir um entendimento mais