A Importância da história da educação
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Andrezza Michelle Ribeiro dos Santos Lira
6º Período - Gravatá – 2014
A Importância da história da educação
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo, o homem é um ser histórico, visto que suas ações e pensamentos mudam com o passar do tempo e é com o trabalho que o homem tem a ação transformadora sobre a natureza, modificando sua maneira de pensar, agir e sentir. O homem modifica-se através do trabalho, produzindo sua própria cultura, atuando sobre o mundo e transformando-o. O fenômeno educacional não pode ser definido como neutro, uma vez que está ligado aos problemas econômicos, políticos e sociais do seu tempo. Com a compreensão do passado, podemos dar sentido ao presente e pensar no futuro. A história é importante para o ser humano, pois é ela que o homem reconstitui o passado, relatando e interpretando os acontecimentos. O filósofo da educação parte do conhecimento do contato vivido. A filosofia da educação é muito relevante, pois denuncia as formas ideológicas que utilizam e educação como instrumento de poder. Só a partir das reformas de 1930 foi introduzida a disciplina de história da educação nos cursos normais. Existem vários ideais para uma escola democrática, tais como:
Universal, leiga e gratuita.
Única, que não separa formação e profissionalização, saber e fazer, trabalho intelectual e manual.
Integrada a comunidade
Adequada para a formação de educadores
Ideais, metas para uma escola totalmente democrática, mas que até hoje não cumpridos, principalmente em países com extremas diferenças entre a pobreza e riqueza. É extremamente importante conhecer a história para que a procura dos meios adequados torne o projeto de mudanças da educação.
O texto mostra a importância da história na educação, é um meio que nos informa o passado, nos ajuda a compreender e viver no presente e pensar no futuro,