Conflitos Motivacionais
1. Baseando-se na sua própria experiência descreva três diferentes situações de consumo em que tivesse experimentado conflitos motivacionais: aproximação – aproximação e evitamento – evitamento. O que é que sentiu? Conseguiu resolver os conflitos? Como?
Resposta:
As decisões dos consumidores dependem da maneira que interpretam fatores externos (como o ambiente em que se inserem) e internos (como a perceção ou a motivação).
O âmbito da motivação, remete-se para análise dos diferentes comportamentos do consumidor para distintas situações de compra. Portanto a motivação é um impulso interno, uma necessidade, que é dirigida para alcançar um objetivo. Na decisão de uma compra não está só envolvida a motivação o que pode desenvolver os conflitos motivacionais tais como: aproximação-aproximação (em que o consumidor tem dois produtos que lhe agradam, e tem que optar por um), aproximação-evitamento (em que o consumidor opta por um produto para satisfazer uma necessidade, mas associa-o a uma conotação negativa) e evitamento-evitamento (em que o consumidor tem dois produtos que não lhe agradam, mas tem que optar por um).
O exemplo que me recordo para demonstrar o conflito aproximação-aproximação, ocorreu o ano passado, em que precisa de um novo casaco para o inverno. Após ter percorrido o centro comercial, cheguei à altura em que tinha apenas duas hipóteses: um casaco castanho-escuro, pela altura das ancas, quentinho, e um casaco preto, mais comprido, também quentinho. De facto, gostava dos dois, mas não era possível despender o dobro do dinheiro para ficar com ambos. Acabei por escolher o casaco preto, porque conjugaria mais facilmente com as outras cores, e por ser mais comprido protegeria me melhor do frio e da chuva. Esta situação aplica-se a este conflito porque desvalorizei os aspetos positivos da opção não escolhida, em função dos aspetos da opção escolhida.
Para o conflito aproximação-evitamento, a situação que recordo, passa-se quase