doenças celíacas hipolactasia
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA II
HIPOLACTASIA E DOENÇA CELÍACA
Hipolactasia
(Definição)
A Hipolactasia é uma condição em que há a diminuição da atividade de enzima lactase na mucosa do intestino delgado, que realiza a degradação de lactose em glicose e galactose. Dessa forma então, a deficiência na atividade desta enzima leva a uma má absorção ou má digestão de lactose devido a diminuição na capacidade de hidrolisar a lactose.
(Tipos)
Congênita, primária (genética ou hipolactasia tipo adulto) e secundária ou adquirida.
(Métodos de diagnóstico)
Comumente são utilizados os testes de tolerância oral à lactose e do hidrogênio expirado, nos quais, após a ingesta de uma sobrecarga de lactose, avaliam-se, respectivamente, a curva glicêmica e a excreção do hidrogênio na respiração. Em ambos os testes, há o inconveniente de o paciente intolerante, ao ser submetido à sobrecarga da lactose, poder apresentar sintomas bastante intensos. Outra opção diagnóstica é a biópsia intestinal, que permite a avaliação da atividade das enzimas LPH e sacarase-isomaltase, levando ao cálculo da razão entre elas. Este teste, no entanto, além de ser invasivo, tem valor limitado clinicamente, pois a deficiência de lactase no tecido tem distribuição focal. Atualmente a análise molecular de hipolactasia primária surgiu como um teste valioso na detecção de mutações do gene LCT associadas à tolerância à lactose.
(Formas de tratamento)
Para tratamento de pacientes que apresentem hipolactasia, recomendasse que evitar leite e produtos lácteos da dieta para que se consiga reduzir os sintomas adversos.
(Sugestão de receita)
Bolo de Chocolate Fofinho Ingredientes
3 ovos 2 xícaras açúcar cristal 2 colheres de sopa margarina sem leite 1 xícara farinha de soja ou farinha de arroz ou fécula de batata 1 xícara farinha de arroz 1 xícara chocolate em pó 2 xícara leite vegetal de soja, de coco, de arroz, suco de laranja ou água. 1 colher de sopa fermento em