Intolerancia a Lactose
CURSO DE FISIOTERAPIA
Bioquímica
Crislaine Verônica Batista
Ubá-MG, 14 de maio de 2014
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
CURSO DE FISIOTERAPIA
Intolerância a Lactose
Introdução
Lactose é um carboidrato dissacarídeo, formado a partir da ligação da galactose mais glicose. É o açúcar do leite, que é degradado pela enzima lactase presente no intestino. Muitas crianças podem nascer com deficiência desta enzima, podendo levar até ao óbito se persistir a ingestão de leite materno, estes bebês devem fazer uso do leite industrializado; outras crianças podem adquirir após os cinco anos, há diferentes graus de deficiência, sendo assim cada um poderá ingerir quantidades diferentes deste carboidrato. Os sintomas não tratados podem se agravar, deixando como resultado desidratações, a intolerância é uma doença sem cura, mas pode ser controlada. Sendo em alguns casos aumentado sua resistência devido a pequenas e continuas doses do carboidrato. É importante verificar e saber diferenciar intolerância de alergia.
Conceito
De acordo com LINNEA (1988, p.20) o conceito de lactose é: A Lactose é o único dos açucares comuns não encontrados em plantas. Não é muito solúvel e é o menos doce dos açucares, mostrando somente um sexto da doçura da sacarose. Na fermentação do leite para a fabricação de iogurte, parte da lactose pode ser convertida em ácido láctico. Por esta razão, esse produto em geral contém menos lactose que o leite. A lactose é um excelente meio do crescimento para algumas bactérias tolerantes aos ácidos e é utilizada terapeuticamente para aumentar esse tipo de flora bacteriana no intestino grosso.
A lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose , é produzida quase exclusivamente nas glândulas mamárias da maioria dos animais