Intolerância a lactose
Brunnelly Marinho Ingrid Nascimento
Luana Frossard
Rosemari Alves
Suianne Medeiros
1. INTRODUÇÃO
Os seres humanos podem ser intolerantes ao leite e a seus derivados por varias razoes. A intolerância ao açúcar envolve a incapacidade de ingerir e de metabolizar certos açucares. Esta situação difere-se da alergia a alimentos, que envolve a resposta imune. Uma reação negativa a açucares na alimentação normalmente envolve intolerância, ao passo que as proteínas, incluindo as do leite, tendem a causar alergia. A maioria das intolerâncias a açucares e devido a enzimas defeituosas ou enzimas que estejam faltando; portanto, esse é um outro exemplo de erro inato do metabolismo.
A lactose é algumas vezes referida como o açúcar do leite porque ela ocorre no mesmo. Em alguns adultos, a deficiência da enzima lactase nas vilosidades intestinais causa o acumulo desse dissacarídeo ao se ingerir um produto a base de leite.
Neste estudo aprofundaremos nas prováveis causas, sintomas e tratamento desta doença.
2. CASO CLÍNICO
Identificação: G.H masculino natural e residente de Vitória- ES
R.N hospitalizado apresentando os seguintes sintomas: náuseas, distensão abdominal, gases, irritação intestinal e diarreia.
A partir dos sintomas que o paciente apresentou após a ingestão de leite, foram realizados exames onde o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, a pessoa é intolerante à lactose, há também um exame respiratório que monitora a quantidade de hidrogênio nos gases exalados após a ingestão da lactose. De acordo com os exames constatou que o paciente nasceu com ausência da enzima lactase que quebra a lactose o açúcar do leite, e assim constatando o diagnósticos de Intolerância a lactose.
2.1 INTOLERÂNCIA Á LACTOSE
É a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ocorre por deficiência ou ausência de