intolerancia a lactose
A intolerância à lactose é uma afecção da mucosa intestinal que a incapacita a digerir lactose devido à deficiência de uma enzima denominada lactase (b-D-Galactosidase). A maioria das populações, inclusive a brasileira, é composta por indivíduos que têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose após o desmame. Esses indivíduos apresentam problemas digestivos de grau variável após a ingestão de leite ou de seus derivados, considerados como fontes importantes de cálcio e de proteína de alto valor biológico.
Foram entrevistadas duas mulheres de faixa etária entre 20 e 30 anos , que receberam o diagnóstico à dois anos.
Sintomas - inchaço pelo corpo, dor de cabeca, bochecha vermelha, muito cansaço,flatulências e refluxo.
Exames realizados -
1. Tolerância à lactose: a lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Este exame não é indicado para crianças pequenas.
2. Inalação de hidrogênio: este exame mede a quantidade de hidrogênio expirado, que em situações normais é bem pequena. O quadro é diferente quando as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose (que não foi digerida) e produzem vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e chegando aos pulmões e é exalado. Para fazer o exame, o paciente ingere uma bebida com dose concentrada de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Níveis elevados de hidrogênio indicam uma digestão inadequada da lactose. Este exame não é indicado para crianças pequenas. Se um bebê ou criança muito pequena manifesta sintomas de intolerância à