Interact
A maioria dos comunicados à imprensa usa o estilo pirâmide invertida, caracterizado por concentrar a informação mais importante no topo, seguida de fatos menos importantes conforme se chega à ponta da pirâmide embaixo. A chamada e a primeira sentença do artigo são as partes mais importantes de um comunicado à imprensa, assim, devem ser o mais convincentes possíveis para atrair a atenção de editores e repórteres.
As cinco perguntas básicas
Não deixe de fazer as cinco perguntas logo no primeiro parágrafo, de preferência até mesmo na primeira sentença:
Quem? O enfoque principal do fato; pessoa ou grupo protagonizador do fato
O quê? Evento ou projeto do qual seu clube está participando
Onde? Local do evento ou projeto, inclusive endereço
Quando? Data e horário do evento, ou período compreendido
Por quê? Motivo pelo qual o evento, pessoa ou projeto pode despertar o interesse público
Após essa introdução, forneça detalhes de como o evento, projeto, pessoa ou grupo foi capaz de alcançar algo extraordinário.
Além do comunicado à imprensa
Rotarianos podem comunicar fatos à mídia de várias outras maneiras, como:
Informes à mídia
As salas de redação, sempre pressionadas pelo tempo, adoram receber um informe curto contendo uma versão mais condensada de um comunicado à imprensa. Isso funciona como lembrete ou para chamar atenção a eventos. Responda em itens as cinco perguntas básicas e envie o informe à mídia de sua preferência.
Cartas ao editor
Esta é uma das seções mais lidas de um jornal. Utilize os modelos de cartas do RI para saber como aproveitar esse recurso.
Op-ed
Op-ed é um texto escrito expressando opinião de alguém que não trabalha na redação de jornal ou revista. Antes de escrever um texto do gênero para a mídia descubra primeiro quais são os tópicos de interesse para sua comunidade.
Kits de mídia
Coloque dentro de uma pasta informações gerais sobre o Rotary e seu Rotary Club, além de materiais específicos ao evento que