soluções
Campus Balsas Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Autor: Othavio Henrique Queiroz de Sousa
Turma: Primeiro Período- Noturno
Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Balsas- MA
2014.2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Campus Balsas Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
SOLUÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Química Experimental do 1 período do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão – Campus Balsas.
Professor: Doutora Regina Maria Mendes Oliveira
Sumário
Introdução 4
Objetivo 5
Parte Experimental 6
Materiais e reagentes 6
Metodologia 7
Resultados e Discussão 8
Conclusão 10
Referências 11
Introdução
Solução é uma mistura de compostos que apresenta-se homogênea, ou seja, possui apenas uma fase (uma só aparência). Existem 3 tipos em que a solução pode ser classificada. A classificação é feita de acordo com o estados físicos dela , e com seus constituintes e de acordo com a natureza do soluto. De acordo com o estado físico elas podem ser classificadas como : As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos. No cotidiano um exemplo são as ligas metálicas. As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. As soluções gasosas , esse tipo de solução é formado pela mistura apenas de gases. De acordo com a natureza do soluto, no caso pode ser iônica ou molecular. E também com o estado físico do soluto e do solvente.
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. O HCl é formada por moléculas polares