A importância da história da educação
A formação de professores, sendo, simultaneamente, o alfa e o omega de qualquer sistema educativo, põe em jogo um conjunto variado de factores que exigem abordagens metodológicas diversificadas e perspectivas interdisciplinares.
Reconhecer que a formação de professores constitui peça fundamental no sucesso de qualquer reforma do sistema educativo e reflectir sobre o seu perfil,tendo o início do novo século no horizonte, impõe-se-nos como uma tarefa de inadiável exigência – uma vez que se torna indispensável dotar os futuros professores de uma formação científica, psicopedagógica e cultural competentes.
A História da Educação irá permitir compreender a evolução, os processos de mudança, as acelerações, os afrouxamentos e fazer um balanço da situação actual, possibilitando, assim, a compreensão e a reflexão indispensáveis ao educador.
A História da Educação «permite em primeiro lugar tornar mais inteligível a pedagogia actual pelo conhecimento do passado.
Descobrimos, graças a ela, as origens frequentemente longínquas das nossas tradições educativas».
É importante sabermos do passado, de como era a educação, como começou com os Jesuítas, e ver como foi andando, em que pé está, para termos sempre uma noção de como está a educação, o que precisa ser melhorado, os pedagogos com isso podem ver seus erros, e acertos, se comparando com o passado.