campos magneticos
3° ano EJA ,noite
João Pessoa
2013
Joildo Melo de Oliveira
Este trabalho teve como desenvolvimento o tema Campos Magneticos, a pedido do(a) Prof°:______________
Da disciplina de:_________________.
João Pessoa
2013
Campo magnético
Definimos campo magnético como sendo a região em volta de um ímã onde ocorrem interações magnéticas. O ímã também é representado por um vetor chamado indução magnética.
Em física, definimos o campo magnético de forma bem análoga ao que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional. Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou um campo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas. Portanto, analogamente, definimos o campo gravitacional como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesto sua ação. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnético, que pode ser representado apenas por.
Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o pólo norte da agulha aponta. Vejamos a representação abaixo.
Campo magnético dos ímãs
Vejamos a figura acima, nela temos um ímã em forma de barra que cria à sua volta um campo magnético. Limalhas de ferro colocadas à sua volta dão uma noção de como é o campo magnético em torno desse ímã. Podemos ver que o campo é mais intenso nas extremidades do ímã. A representação do campo magnético de um ímã pode ser feita através das linhas de indução magnética.
A figura abaixo nos mostra uma representação gráfica do comportamento das linhas de indução magnética de um ímã. Por convenção adotou-se que as linhas de indução saem do polo norte do