O Alienista - Pequena Analise
A. Resumo do conto:
Dr. Simão Bacamarte cientista com grande reputação, depois de estudar pelo mundo, retorna a Itaguaí e monta um manicômio cujo nome Casa Verde, onde pretende aplicar seus projetos científicos em cobaias humanas, buscando o remédio universal para a loucura, no qual interna todos que lhe parecem desequilibrados. Acaba por encarcerar quase toda a cidade, e por originar uma rebelião liderada por Porfírio que entra em acordo com Simão fazendo-o liberar os loucos já curados, Simão refaz sua teoria e novamente repreende os loucos, por fim ele esvazia o manicômio e apavorado, o alienista conclui que é o único perfeito, sendo assim ele é o louco, então interna a si próprio, alguns meses tempo depois.
B. O tema:
Pela nossa leitura intendemos que esse conto tem como tema o objetivo de criticar o ser humano, que está praticamente cego sem olhar para o seu próprio eu, a loucura citada no livro é usada como uma forma de maquiar o assunto principal que é dizer que o ser humano possui duas faces, ou seja, aquilo que que se vê, aquilo que as pessoas deixam transpor e aquilo que esta velado, Simão Bacamarte enxerga isso que esta velado nas pessoas e isso ele chama de anormalidade, mas a grande reviravolta do livro esta no momento em que Simão percebe sua própria anormalidade, o que instiga o leitor a pensar que deve olhar para si mesmo analisando suas próprias futilidades e fraquezas ao invés de apenas olhar o outro julgando diferenças que podem vir a existir no próprio acusador. O Alienista diz simplesmente que a anormalidade que muitas vezes você enxerga nos outros, pode não estar neles mas sim em você.
C. Onde o tema aparece:
O Tema aparece de forma velada, ou seja, esta nas entrelinhas, como na maioria dos contos de Machado De Assis, a intenção é fazer o leitor pensar, raciocinar para chegar a conclusão final.
D. Figuras de linguagem:
Metonímia: O nome Casa Verde que remete