Sincronização de processos
Coordenação e Sincronização de Processos
Alunos:
Everton Luiz
Fernando Dias
Gustavo Ferreira
Maria Zelina Alves
Rômulo dos Santos
Everton Luiz
Fernando Dias
Gustavo Ferreira
Maria Zelina Alves
Rômulo dos Santos
Montes Claros-MG, 03 de Abril de 2013.
Sincronização de Processos é uma acirrada competição, aliada a clientes exigentes, que tornam os processos produtivos organizacionais fatores críticos de sucesso, pois produzir o produto certo, no tempo certo e de forma rentável é uma tarefa muito difícil.
Nas últimas décadas algumas filosofias de gerenciamento surgiram no mercado mostrando que o gerenciamento dos processos produtivos, mais do que nunca, é o diferencial que pode definir o sucesso ou fracasso organizacional.
Introdução
Segundo George Coulouris, um Sistema Distribuído é uma coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com um software que permite o compartilhamento dos recursos do sistema. Portanto, a computação distribuída consiste em uma união de vários computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas.
A coordenação de processos consiste na interação entre processos com trocas de mensagens, de forma a obter acesso a zonas de memórias compartilhadas (buffers) ou recursos compartilhados (impressoras, etc), sincronizando partes de uma computação cooperativa.
Exclusão Mútua
Exclusão mútua é uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção ou região crítica, que é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça