MECANISMO DE SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS
INTRODUÇÃO
Toda e qualquer sociedade desenvolve-se por meio da educação dos seus membros deste modo a nossa não poderia ser diferente. Neste trabalho vamos explicar como funciona o Mecanismo de Sincronização e a comunicação entre os seus Processos.
ESCOPO
O nosso grupo vai explicar como os processos de uma aplicação concorrente compartilham, naturalmente, os recursos do sistema (arquivos, dispositivos E/S, espaço de memória).
OBJECTIVO GERAL
Analizar os problemas de concorrência e comunicação entre processos.
CAPITULO II
SISTEMA OPERATIVO
Numa primeira definição poder-se dizer que sistema operativo é um conjunto de ficheiros que contém instruções que permitem a exploração dos recursos que o computador coloca à disposição do utilizador , nomeadamente: a impressora, o teclado, o rato, o monitor, a unidade de disquetes, o disco rígido, a memória, etc. Aprincipal função de um sistema informatico é executar uma ou varias aplicações para os seus utilizadores. Uma aplicação é um conjunto de programas e de informação persistente, normalmente guardado, por exemplo, em ficheiros ou bases de dados. Para que os programas se executem e mantenham a informação persistente, são necessarios recursos quer de nivel fisico como processadores, memorias, discos, perifericos que vulgarmente designamos por hardware. Quer de nivel logico como programas, ficheiros, bases de dados interface, paginas web aque damos a designação generica de software.
SINCRONIZAÇÃO E
COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS
Os processos de uma aplicação concorrente compartilham, naturalmente, os recursos do sistema (arquivos, dispositivos E/S, espaço de memória).
A partilha de recursos entre processos pode ocasionar situações indesejáveis, capazes de comprometer a execução das aplicações.
Para evitar esse tipo de problemas, os processos concorrentes devem ter as suas execuções sincronizadas, com o objectivo de garantir o processamento correcto dos programas.