Processos e threads - exercicios sistema operacionais anhanguera institucional
16/06/2012
PARA REFLETIR!!
“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”
Isaac Newton (1642-1727) – Físico e Matemático inglês
PERGUNTA 1 - THREAD
O que é um ambiente multithread e quais as vantagens de sua utilização?
O processo tem pelo menos um thread de execução que pode compartilhar o seu espaço de endereçamento com inúmeros outros threads. Um thread pode ser definido como uma subrotina de um programa que pode ser executado de forma assíncrona, isto é, executado concorrentemente ao programa chamador. Então, um ambiente multithread possibilita a execução concorrente de sub-rotinas dentro de um mesmo processo.
PERGUNTA 2 - THREAD
Como o uso de threads pode melhorar o desempenho de aplicações paralelas em ambientes com múltiplos processadores?
Em ambientes com múltiplos processadores, a possibilidade de paralelismo na execução de instruções estende as vantagens da programação concorrente, os processos concorrentes devem ter suas execuções sincronizadas, a partir de mecanismos oferecidos pelo SO.
REFLITA!
“A leitura faz o homem completo. A História torna-o sábio e prudente. A poesia, espiritual; A Matemática, sutil; A Filosofia, profundo; A Moral, grave; A Lógica e a retórica, apto para discutir. Ler é conversar com os sábios” Francis Bacon (1561-1626) – Rosacruz e Filósofo inglês.
PERGUNTA 3 - THREADS
Como funciona o Scheduler Activations?
É uma estrutura de dados usada para melhorar o desempenho das threads evitando as mudanças de modos de acesso desnecessários (usuáriokernel-usuário). Caso um thread faça um System Call, não é necessário que o kernel seja ativado, bastando que a própria biblioteca em modo usuário escalone outro thread.
PERGUNTA 4 - THREADS
O que e como funciona threads em modo usuário?
A TMU são implementadas pela aplicação. Deve existir uma biblioteca de rotinas de possibilite à aplicação realizar tarefas como