Relatório de química
Relatório das Reações Químicas
Bruno Augusto dos Santos
Diego de Oliveira Lima
Diego Matheus
Jonas Cornélio
Wendon Jhones de Freitas
1º Semestre – Processos Metalúrgicos
Noturno
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, referente ás reações químicas que ocorreram nos experimentos feitos no laboratório.
Pindamonhangaba – SP
2012
INTRODUÇÃO
A reação química é um fenômeno em que os átomos permanecem praticamente intactos. Na reação química, as moléculas (ou aglomerados iônicos) iniciais são “desmontadas” e seus átomos são reaproveitados para “montar” as moléculas (ou aglomerados iônicos) finais.
Quando ocorre esse reaproveitamento forma-se uma nova equação química, onde os reagentes irão desaparecer e os produtos irão aparecer durante a reação.
Equação química é a representação simbólica de uma reação química ou fenômeno químico, eles representam a escrita usada pelos químicos, ou seja, é uma linguagem universal, utilizada em todos os países da mesma maneira.
Uma reação química só está correta quando representa um fenômeno químico e para que isso aconteça é necessário balancear a equação igualando-se o número total de átomos de cada elemento representados.
Podemos classificar as reações químicas como exotérmicas (liberam o calor), endotérmicas (consome o calor) e também as reações que se agrupam como, por exemplo, as reações de síntese ou adição; análise ou de decomposição, deslocamento/substituição ou simples troca e as reações de dupla troca ou de dupla substituição.
A reação de síntese ou adição ocorre quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância mais complexa; dentro desta reação temos ainda a síntese total (que é a junção de apenas duas substâncias simples, ou a de síntese total, que é a junção de substâncias onde existem no mínimo uma substância composta).
A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância se divide em duas ou mais substâncias de