Importancia da historia
A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.
O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam na História.
Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais.
Nós, homens, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.
PEORIDIZAÇÃO DA HISTÓRIA.
A periodização clássica da História considera como marcos cronológicos.
IDADE ANTIGA.
Do aparecimento da escrita e das primeiras civilizações, por volta de 4000 C à queda de Roma em 476
IDADE MÉDIA
Da queda do império romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453
IDADE MODERNA
Da queda de Constantinopla até a tomada da Bastilha (Revolução Francesa) em 1789.
IDADE CONTEMPORÂNEA
Da Revolução Francesa até os dias de hoje.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A