A importância da gramática
1. Resumo
Para que a criança adquira um conhecimento de normalização de sua língua materna, os ensinos das escolas públicas e privadas, precisam levar em consideração o meio em que o indivíduo está inserido. Tanto a sociedade quanto a cultura, são fatores essenciais para essa aquisição, para o conhecimento de que nenhuma forma de comunicação está errada, ou seja, tudo irá depender de sua localização geográfica.
2. Introdução Desde o surgimento da gramática no século III, foram surgindo ao longo dos anos, vários tipos de gramáticas como: Gramática descritiva, gramática gerativa, gramática normativa, gramática universal, entre outras. Nas escolas, o ponto de partida é o ensino da norma padrão através da gramática normativa que tem como objetivo ditar as regras gramaticais como a única forma correta de realização da língua, considerando as outras como formas incorretas. Muitas vezes ao ensinar o que é correto de acordo com a gramatica normativa, esquecemos que cada individuo antes de começar sua alfabetização, possui o domínio de sua língua, um conhecimento lexical e sintático-semântico em que é permitido que o mesmo se comunique e entenda sua língua nativa. O objetivo deste trabalho não é dizer que a gramatica normativa não é suficiente para que o indivíduo se expresse corretamente, mas que antes de ensinar o que é certo, levarmos em consideração seus conhecimentos já adquiridos desde seu nascimento até seu inicio na alfabetização.
3. A História da Gramática
A gramática tem por finalidade estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro de uma frase ou oração, também é um conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua. Em outras palavras, a gramática é o recurso que temos para colocar as palavras certas em seus devidos lugares para que possamos compreender. Acredita-se que a