Trabalho Lainha
Gramática
Teofilo Otoni
2015
ELAINE CRISTINA MARTINS DE SÁ
gramática
Trabalho apresentado ao Curso Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Teofilo Otoni
2015
INTRODUÇÃO
O ensino da língua portuguesa traz consigo o ensino da gramática, que é vista pelos alunos como uma disciplina cansativa, uma vez que é cheia de normas e regras a serem seguidas, e essas regras são repetidas todos os anos escolares. É preciso repensar o ensino da língua materna para que assim os alunos tenham uma visão diferente sobre a gramática, propondo aos professores que possibilitem ao aluno uma melhor forma de adequá-las no dia-a-dia.
Abordar o ensino da gramática como uma forma de analisar e compreender como esta matéria vem sendo ensinada na sala de aula, qual a sua importância para a vida dos alunos e seu desenvolvimento para uma vida em sociedade, vendo a gramática de modo textual, frisando a importância de se trabalhar com textos para o desenvolvimento intelectual do aluno ensinado assim, a ler, escrever, compreender e interpretar textos. Mostrando uma maneira diferente de se ver a gramática.
A GRAMÁTICA
A Língua Portuguesa é uma disciplina de extrema importância no currículo escolar, nesta disciplina esta incluído a gramática que de acordo com Atunes (2009 p.85) “compreende o conjunto de regras que especificam o funcionamento de uma língua”. A partir desta afirmação, surge a necessidade de maneira a proporcionar o aprendizado e entendimento da língua materna, mas não é isso que tem acontecido, as aulas são vistas como algo cansativo, os aluno desvalorizam como se nunca fosse aprender, e os professores ficam presos a normas tradicionais de ensino, fechando as possibilidades para as inovações.
A gramática vem sendo repassada de uma forma incerta nas escolas, é o que se pode compreender