A importância da Alimentação
A alimentação permite manter-nos vivos e com boa saúde.
Todos os alimentos são compostos por nutrientes, com diversas funções, tais como: dar energia, construir os nossos músculos e ossos, regular a temperatura do corpo, entre outras.
Os alimentos passam a nutrientes no interior do nosso organismo, graças ao processo digestivo que começa na boca. Existem 6 tipos de nutrientes e podemos dividi-los em dois grupos, tendo em conta a quantidade necessária dos mesmos. Deste modo os nutrientes podem ser micronutrientes (necessários em menores quantidades) e macronutrientes (necessários em quantidades maiores).
Dos micronutrientes fazem parte as vitaminas e os sais minerais. Dos macronutrientes fazem parte as proteínas, os glícidos e os lípidos, conhecidos todos eles por nutrientes energéticos, pois fornecem energia ao nosso corpo.
As proteínas são fundamentais para o crescimento e preserveração dos órgãos, tecidos e células. Podemos encontrá-las nos alimentos de origem vegetal e animal. As unidades básicas que compõem as proteínas designam-se por "aminoácidos", que existem sob dois tipos: essenciais - fornecidos pelos alimentos, e não essenciais - produzidos pelo corpo.
Os glícidos ou hidratos de carbono são os principais fornecedores de energia às celulas. Todos os nossos movimentos devem-se em parte à utilização dos glícidos pelas nossas células que os transformam em energia. Este nutriente encontra-se sobretudo nos alimentos vegetais, nos cereais e nos frutos. Por sua vez, os hidratos podem ser também de dois tipos: complexos ou simples. Os hidratos simples são absorvidos pelo nosso organismo com facilidade, enquanto que os complexos são lentamente absorvidos pelo organismo e são estes que devemos preferir, até porque nos dão uma sensação de saciedade mais prolongada. Também fazem parte dos hidratos complexos as fibras, que não chegam a ser absorvidos pelo organismo e não têm qualquer valor calórico; no entanto facilitam a digestão.