A importancia da alimentação
A alimentação é fator extremamente essencial na rotina diária da humanidade, não apenas por ser necessidade básica, mas principalmente porque a sua obtenção tornou-se um problema de saúde pública, uma vez que o excesso ou falta podem causar doenças.
O objetivo desta parte do trabalho é fazer um estudo que mostre a importância em geral dos famosos “blocos da vida”, a base do nosso organismo, nos quais obtemos na nossa alimentação diária.
Alimentação a base de proteínas
A proteína é um nutriente fundamental para o nosso organismo. Ela deve estar presente em nossas refeições diárias, porém, a quantidade consumida pode variar de acordo as necessidades de cada individuo idade, peso, sexo, e demais fatores.
Eles devem ser a base da nossa alimentação, para que haja um atendimento satisfatório da quantidade de proteínas, minerais e vitaminas exigida pelo nosso organismo.
A falta deste nutriente pode provocar uma série de problemas, afetando o nosso crescimento e a nossa vulnerabilidade a certas doenças. Por isso, não se pode deixar de obtê-las no dia a dia.
Alimentação a base de verduras e frutas
As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.
O guia alimentar para a população brasileira recomenda um mínimo de 3 porções diárias desse grupo de alimentos. A ingestão deve ser balanceada e variada ao longo da semana.
Nutrientes presentes nesses alimentos:
As vitaminas: são micronutrientes essenciais para os processos metabólicos do organismo, elas devem ser obtidas na alimentação, pois não estão naturalmente presentes no nosso corpo. Dividem-se em hidrossolúveis e lipossolúveis.
Os minerais: estão presentes em alimentos de origem animal ou vegetal em pequenas quantidades. Juntamente com as vitaminas auxiliam nos processos