A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
1 JUSTIFICATIVA Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na area da nutrição vem desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na escola.
Os avanços da ciência tem nos apresentado maravilhosas oportunidades de compreendermos os mecanismos para conservar a saúde: comer equilibradamente, quantitativa, qualitativamente é o mais importante.
Desde a antiguidade já se falava na importância do alimento e as consequencias que uma má alimentação causa no ser humano.Já se sabe que o Brasil recebia os alimentos de outros países no início, e que esse alimento não era suficiente e na maioria somente enlatados para maior conservação devido a distância, isso por volta de 1955, quando Juscelino Kubitschek assinou o decreto 37.106 que era Campanha de Merenda Escolar.
Somente em 1960 que o nosso país começou a comprar esse alimento e pouco depois, em 1979, criou o (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tinha como objetivo atender as necessidades nutricionais do educando contribuindo para um melhor desenvolvimento, crescimento, aprendizagem e incentivo a uma alimentação saudável.
Depois disso foram criados inúmeros órgãos para garantir, regulamentar e fiscalizar entre eles o (CAE) Conselho de Alimentação Escolar.
Portanto,escolhemos esse tema com o objetivo de refletir sobre a importância da alimentação escolar, isso se faz necessário para compreendermos qual é a realidade das crianças nas escolas brasileiras.
Assim, surge a questão problematizadora e norteadora deste trabalho: Quais as contribuições da alimentação escolar, para a aprendizagem do aluno?
2 PROBLEMA
Quais as contribuições da alimentação escolar, para a aprendizagem do aluno?
3 QUESTÕES DE PESQUISA
Existem profissionais que realizam e elaboram o cardápio escolar?
A alimentação contribui para a evasão escolar?
Qual a contribuição da merenda escolar para a