a importancia dos jogos e bricadeiras na educação infantil
Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre gêneros textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal, bem como levar o graduando a uma reflexão e um estudo sobre o conceito e a importância da comunicação entre professor e aluno no âmbito escolar durante as múltiplas aprendizagens. Sabendo que os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero textual ou Gênero de texto se refere às diferentes formas de expressão textual. A comunicação é parte integrante da prática pedagógica do professor. É, portanto, o elo entre educador e alunos e indispensável em sala de aula.
Texto 1:
Conceituando os gêneros textuais:
Os Gêneros textuais são textos que circulam no mundo e que têm uma função específica, são textos de qualquer natureza, literários ou não literários. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sócio comunicativas do dia-a-dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos, cada texto realiza sempre um gênero textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.
Gênero textual do agrupamento do narrar.
Os gêneros do agrupamento do narrar, inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se