Matematica
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PDE 0311)
04/10/2012
RESUMO
Brincando, desde a mais tenra idade, a criança representa simbolicamente a realidade, interpretando-a ou conferindo-lhe novos significados. A dinâmica lúdica traz para o processo de ensino, uma serie de benefícius que se traduzem no desenvolvimento da cooperação e socialização, da auto-estima, das habilidades prespectivas como a visual, auditiva e tátil, a atenção, a percepeção espaço temporal do raciocínio, da memória e da capacidade de concentração.
Palavras-chave: Criança, imaginação, ludicidade.
INTRODUÇÃO
O uso dos jogos e brincadeiras como recursos didáticos possibilita ao aluno uma forma natural e gostosa de aprender. Os jogos além de serem agradáveis e atraentes possibilitam o desenvolvimento de algumas habilidades, tais como: atenção, memorização. observação, raciocínio, relacionamento interpessoal e habilidades, entre outras. Os jogos são atividades lúdicas, onde as crianças e os adultos compartilhem um tempo com caracteristicas das próprias regras de participação na situação "imaginária". Sendo assim, o jogo é um impulso natural da criança funcionando como um grande motivador. Em si o jogo estimula o pensamento, integra várias dimensões da personalidade: afetiva, social, motora e cognitiva.
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS A grande importância dos jogos na aprendizagem da matemática vem se realizando, pois as crianças tem uma grande capacidade de raciocinar, assim colocando em prática seu aprendizado em resolver situações-problemas. O objetivo dos jogos em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento, porque existe alunos que tem vergonha de perguntar sobre a duvida, por esse motivo a matemática se torna um problema difícel de resolver.
Sendo assim a aplicação dos jogos em sala de aula tem o objetivo de socializar os alunos, buscando a cooperação, participação da equipe em resolver o problema feito pelo